Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Câmara entrega medalhas por 25 anos da Constituição

A Câmara realizou, na manhã desta quarta-feira (27), uma sessão solene para entrega das medalhas Assembleia Nacional Constituinte. O evento, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal, é a segunda desta natureza. No dia 9 de outubro, ocorreu a primeira distribuição, na qual foram homenageados com medalhas de ouro a presidenta da República, Dilma Rousseff e os presidentes dos demais poderes – Legislativo e Judiciário. 



As medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte. Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. 

Neste ano, com o arquivamento da ação e a aprovação de um projeto de resolução, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), decidiu entregá-las aos constituintes e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte.


A medalha de ouro recebida pelo presidente da Câmara está exposta na galeria de presentes protocolares no Salão Verde. Além das medalhas de ouro, já foram entregues 72 medalhas de prata (das 749 cunhadas) a parlamentares constituintes e 24 de bronze (de um total de 500) a colaboradores indicados pela Mesa Diretora, a maioria jornalistas.

“A democracia que temos hoje foi resultado da ação determinada de deputados e senadores constituintes”, afirmou o presidente da Câmara, que fez a entrega das medalhas. Ele destacou o esforço de mediação e entendimento dos constituintes, durante 20 meses, para que fosse respeitada a multiplicidade cultural dos brasileiros. Para ele, o documento final tem o mérito de traduzir os anseios da maioria dos brasileiros.


Fonte: Agência Câmara


x

Nenhum comentário: