Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Blog do Saddam entrevista Kenedy Alessandro, líder estudantil e diretor da Ubes

Nos próximos dias, entre 28 de novembro a 01 de dezembro, estudantes secundaristas de todo o país estarão em Minas Gerais, participando do 40º Congresso da UBES. O Blog do Saddam, visando valorizar os movimentos sociais e de juventude, entrevista o líder estudantil Kenedy Alessandro, diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Confira abaixo a entrevista completa. 

Kenedy Alessandro conta pra gente como se deu a sua chegada ao posto de diretor da UBES. 

Pois bem, minha militância teve inicio no ano de 2011 no 13° CONEG DA UBES em Brasília. Chegando na capital federal participei de uma grande passeata, com  mais de 20 mil estudantes de todo o pais, que tinha como pauta de reivindicação, a redução da taxa de juros e mudança na politica econômica do governo,  os 10% do PIB para educação e 100% dos Royalties,  que recentemente obtivemos uma vitória.  

De volta à Betim recebi o convite para participar da UMES, pois eu já era filiado a UJS (União da Juventude Socialista), até então não tinha uma militância muito ativa.  Já inserido no movimento estudantil, estive à frente da construção do 11°Congresso da UMES Betim, no mês de outubro do mesmo ano.  Foi um congresso bastante representativo e na ocasião fui eleito presidente da entidade municipal.

Junto com a diretoria da Umes Betim, fizemos uma gestão coesa e com muitas lutas e manifestações. Acredito que o papel que jogamos nas lutas estudantis na cidade, abriu caminho para minha entrada na direção da UBES, aí então fui escolhido para a diretoria de Ciência e Tecnologia, no atual mandato.

Observamos as constantes tentativas, e até com sucesso, de impor à juventude e povo de modo geral uma cultura individualista e exclusivista. Como é ser jovem e militante de causas político-social nos dias atuais? 
 Ser jovem e militante nos dias atuais é um desafio enorme. A cobrança em cima do jovem é diária, pois, além de ajudar a família, trabalhar, estudar e exercer nossa militância politica, temos arrumar tempo ainda para ter uma vida social.

Dedicar às causas sociais é uma coisa extraordinária. Como diz Che Guevara, Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”.
  
Ao longo dos anos várias lideranças jovens betinenses, destacaram no movimento estudantil em minas e no Brasil. Como você enxerga isto? 
Vejo com muita alegria e entusiasmo o papel que diversas lideranças betinenses desempenharam e ainda jogam nas lutas estudantis pelo país afora. Betim é um verdadeiro celeiro de jovens lideranças, e acredito que esta realidade só é possível graças à história do movimento ao longo dos anos.

Desde década de 80, a cidade convive com as lutas estudantis, foi assim no Fora Collor, nas passeatas contra as privatizações no governo FHC, contra a ALCA, pelo Meio Passe e por aí vai. Analisando tudo isto, o resultado não podia ser outro, jovens betinenses assumindo tarefas nas entidades estaduais e nacionais, ou seja, a presença desta galera é forte nos sindicatos, associações e até na politica, o exemplo mais recente é a eleição do Vereador Tiago Santana, que tem uma trajetória de luta social muita bonita, sendo diretor de grêmio, presidente da UMES Betim, da UCMG, de associação de bairro e sindicato. Sinto muito horado em fazer parte desse time.

Como todos sabem, o 40º Congresso da UBES será realizado em três cidades da RMBH, (Betim, Contagem e BH). Qual será a participação dos estudantes betinenses neste evento? 
  A Cidade de Betim recebe com muito carinho a estudantada do Brasil, e com certeza os estudantes betinenses fará sua contribuição para o sucesso deste congresso. A militância secundarista na cidade sempre atuou de forma destacada nos diversos eventos da UBES, nas passeatas, nas jornadas de lutas, e será neste espirito de combatividade, que participaremos do 40º Congresso da UBES.  Que os abnegados estudantes, de norte ao sul do país, venham e se encontrem nas terras mineiras e com certeza brindaremos à este congresso com muito debate politico e pão de queijo.

Como de praxe, estes congressos debatem uma série de temas ligados à educação e a juventude. Quais são os principais assuntos que os estudantes terão a oportunidade de discutir? 
Não só nos congressos, os debates acerca da educação, do papel dos jovens na transformação social no país, sempre pautaram a vida da UBES. Neste 40º Congresso, teremos a oportunidade de aprofundar as discussões em temas de grande relevância, como: O Protagonismo da Juventude na Transformação do Brasil; Reforma Política; Democratização dos Meios de Comunicação; Reforma do Ensino Médio; Regulamentação do Ensino Privado; Gestão Democrática nas Escolas; A Inclusão Social através do Esporte; Saúde Publica e a Política Nacional de Drogas entre outros. 
  
Recentemente você deixou o comando da entidade municipal, numa gestão pautada por muitas lutas e vitórias. Quais as perspectivas no movimento estudantil?  Qual é o seu futuro político?  
Tenho orgulho de ajudar e fazer parte da construção do movimento estudantil na cidade. Nossa gestão foi muito vitoriosa, além das diversas passeatas, realizamos a maior jornada de luta do Estado de Minas, com milhares de estudantes caminhando pelas ruas do Centro da Betim, exigindo a criação do Meio Passe e os royalties do petróleo para a educação. Resultado destas lutas foi à conquista e aprovação de um projeto de lei que transformou em realidade o Meio Passe na cidade, além da destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a receita da educação.

Nas manifestações do mês de junho que ocorreram em todo o país, Betim não ficou para trás. Conduzimos juntamente com diversas entidades sociais, sindicatos e DCEs, as mobilizações na cidade, e o resultado foi à redução do preço da tarifa do transporte municipal.
Tudo isto culminou com a realização de um grande e representativo congresso da UMES no mês de setembro, contando com estudantes de praticamente todas as escolas de Betim, sendo prestigiado por diversas figuras politicas, como vereadores, secretários e dirigentes de entidades sindicais e comunitárias.

Com relação ao meu futuro, digamos que está um pouco indefinido. Mas adianto que bastante feliz pelo momento politico que vivo.

 Deixe sua mensagem para os estudantes e juventude de modo geral. 
Quero desejar na pessoa do Fernando Carlos, novo presidente da UMES Betim,  muita energia e sabedoria na condução da entidade municipal. Os estudantes devem se orgulhar das diversas lideranças jovens que foram eleitos para a direção do movimento na cidade, como: Raissa, Gilliard, Fernando (Ganso), João Pedro, Phillipe, Pedro Neres, Tiago Slim, Laura e Juliana, entre outros.

Queria nesta mensagem deixar um convite à juventude, que possam um dia,  ter o privilégio de participar da “escola” chamada “movimento estudantil”, pois assim, terão a oportunidade de ajudar a construir o tão sonhado Brasil, com mais justiça, com mais qualidade de vida e oportunidade.

Por fim, convidamos todos e todas à comparecer no 40º Congresso da UBES que acontecerá entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro, nas cidades de Betim, Contagem e BH.





Nenhum comentário: