A cidade de Contagem, no Estado de Minas Gerais, e Jiaxing, na província de Zhejiang na China, são agora duas cidades-irmãs. O acordo foi assinado ontem, 21 de outubro, pelos prefeitos Carlin Moura e Xiao Peisheng.
Jiaxing, com mais de quatro milhões de habitantes, é um município com grande atrativo turístico e econômico. Situada no Delta do Rio Yangtsé, a cidade atrai grandes investimentos devido a sua localização estratégica, já que fica a menos de 100 quilômetros de grandes cidades como Shanghai, Hangzhou e Suzhou. Atualmente mantém relacionamentos comerciais com mais de 200 países e regiões.
Do outro lado, Contagem com seus 600 mil habitantes é uma importante cidade brasileira. Próxima à capital mineira de Belo Horizonte, a cidade ocupa a terceira posição na economia do Estado e a 25º na economia do país. Ela é parte do principal pólo-industrial mineiro, abrigando grandes empresas nacionais e internacionais de diferentes segmentos. Possui uma grande vocação para os setores industrial, de serviços e do comércio.
Na cerimônia, o prefeito chinês Xiao Peisheng destacou que a celebração do acordo abre novos espaços e oportunidades para diversificar investimentos e aprofundar as relações em diversos setores com Contagem e com o Brasil. "Temos muitos espaços e oportunidades futuras", afirmou.
Em seu discurso, o prefeito Carlin Moura, destacou: "Nossa cidade tem grandes similaridades na vocação industrial. Ambas possuem localização estratégica, sendo de extrema relevância para o fomento da economia do Brasil e da China."
Participaram da cerimônia diversas autoridades e empresários dos dois municípios, entre os quais o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado, que tem uma de suas empresas localizada em Contagem.
por enviado especial: José Medeiros da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário