Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Blog do Saddam entrevista Fernando Carlos, líder estudantil e presidente da Umes Betim


Blog do Saddam entrevista Fernando Carlos Macieira, o novo presidente da Umes Betim. Na entrevista, "Fernandinho" como é conhecido, fala como ingressou no movimento estudantil e de sua eleição como presidente da entidade estudantil secundarista. Confira abaixo a entrevista completa com esta grande liderança jovem da cidade e do estado.
ENTREVISTA COM FERNANDO CARLOS MACIEIRA, PRESIDENTE DA UMES BETIM
Fernando, como se deu sua entrada no movimento estudantil?Ingressei no movimento estudantil aos 13 anos de idade, sendo eleito delegado para os congressos da Umes Betim, UCMG E UBES no ano de 2011. Na época ainda estudava no ensino fundamental, na E.M Belizário Ferreira Caminhas, no bairro Jardim Teresópolis.

Em um mundo onde cada vez mais é incentivado os valores individuais, como é ser um jovem que pensa e luta por direitos coletivos?Bom, isso para mim é uma tremenda responsabilidade, acreditar nos ideais da importância de lutarmos pelo povo. Atualmente a nossa juventude e o povo carece de referências que lutem pelos seus direitos, e para mim é uma honra está na condição de um líder estudantil, ser de certa forma, uma referência de uma significativa parcela da sociedade, que são os estudantes.

Você fez parte da gestão do ex-presidente Kenedy Alessandro, que foi marcada por várias passeatas na cidade, e inclusive obteve vitórias importantes para os estudantes? Fale um pouco sobre esses assuntos. 
"FERNANDINHO" E OUTROS LIDERES ESTUDANTIS,
SENDO RECEBIDO POR VEREADORES
Então, foi uma enorme honra e um grande aprendizado participar dessa gestão muito vitoriosa. Quando entrei, fui eleito diretor de comunicação e posteriormente assumir a vice-presidência, conseguimos juntamente com Kenedy e os demais diretores recolocar a Umes Betim no cenário politico da cidade. As conquistas do Meio-Passe e dos 100% dos Royalties do petróleo para educação foram fundamentais para avançar na melhoria do ensino público. Frutos do trabalho da ultima gestão, a Umes vive um novo momento na cidade, sendo respeitada e consolidada, como a entidade representante dos estudantes betinenses.

Você foi eleito presidente da Umes Betim, em um congresso que além de contar centenas de estudantes, foi também prestigiado por diversas lideranças politicas da cidade. O que isto representa para você?
"FERNANDINHO" EM DISCURSO NO CONGRESSO DE SUA ELEIÇÃO
Representa muita coisa né, é a coroação de um trabalho que começou em outubro de 2011. Presenciar o que representou o 13° congresso da Umes Betim, me orgulha muito e só aumenta minha responsabilidade, agora à frente da entidade. Foi um processo de grande aprendizado essa campanha, e hoje ser presidente de uma das principais entidades estudantis de minas é acima de tudo desafiador, me faz sempre acreditar que posso contribuir a cada dia, um pouco mais, na luta dos estudantes.
 
Quantos diretores tem a Umes Betim? É uma direção unida?
Hoje, a UMES conta com 23 diretores e diretoras. Nossa direção se caracteriza, por ser uma direção bastante unida e comprometida com as lutas estudantis. Uma coisa que nos chama muito a atenção, que é uma direção descentralizada, com estudantes representando as 10 regionais da cidade, ou seja, isto mostra que a Umes Betim está cada vez mais presente na vida dos estudantes.
 
Quais são os desafios para Umes Betim nesta gestão que inicia?
 
Os desafios são inúmeros, mas o principal é a REGULAMENTAÇÃO DO CRÉDITO EDUCATIVO MUNICIPAL(CREDUC), pois acreditamos que Betim, é uma cidade com uma presença elevada de jovens, e que a gestão pública precisa criar mecanismos, que vise qualificar e capacitar a mão de obra, em especial os jovens, preparando-o para o mercado de trabalho. A lei do CREDUC garante recursos para que os estudantes possa fazer um curso técnico ou superior. Outro desafio será a regulamentação da LEI DO MEIO PASSE, que garantirá aos estudantes condições de concluir os estudos

Qual é a relação da Umes Betim como as demais entidades populares na cidade e no estado de minas? A UMES BETIM é uma entidade muito respeitada em nível municipal e estadual. Mantemos uma relação cordial e unidade nas diversas lutas sociais na cidade, em especial às promovidas pelos diversos sindicatos como, o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Sindicato da Construção Civil, UNSP, SIND-UTE e outras entidades populares como a UBM, FECOP e associações comunitárias por toda a cidade.
ESTUDANTES PRESENTES NO 13º CONGRESSO DA UMES BETIM
E a relação com o governo municipal?
É uma relação fraterna, onde o dialogo está sempre presente, pois representamos os interesses dos estudantes betinenses. Nos últimos meses tivemos diversos encontros com os representantes da prefeitura, onde pudemos tratar de assuntos de grande relevância, como a redução do preço da passagem dos ônibus, bem como a questão dos royalties do petróleo e o meio passe. Já realizamos agendas de reuniões com os diversos secretários, entre eles, o Secretário Municipal de Governo, o Secretário Municipal de Assistência Social e o Superintendente Municipal de Juventude, além de vários vereadores da cidade.
 
Já foi anunciada a realização do Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundarista em Minas Gerais, especificamente em Contagem. Qual será a participação dos estudantes betinense neste congresso?
Ficamos bastante felizes com a notícia da realização do congresso em terras mineiras. Receber estudantes de todo o Brasil em nosso estado, em especial na vizinha Contagem, só aumenta nossa responsabilidade, bem como dá uma maior visibilidade ao movimento estudantil em minas. A UMES Betim pretende está presente no 40º Congresso da UBES com uma delegação de aproximadamente 80 estudantes. Acima de tudo estaremos contribuindo nos debates acerca da educação entre outros temas.

Deixe sua mensagem para os estudantes betinenes.
Em nome de toda a diretoria da Umes Betim, agradecer à cada estudante que participou, se envolveu no 13° Congresso da Umes Betim. Só faremos uma grande e combativa gestão, tendo a participação de todos os estudantes betinense. Será necessário o envolvimento da estudantada nas lutas, bem como nos grêmios estudantis, que são a base do movimento estudantil. A UMES Betim sempre esteve, e irá continuar conduzindo a luta em defesa de uma educação de qualidade, em defesa de uma cidade, de um estado, de um país cada vez melhor para todos e todas. Conte sempre conosco, e um grande abraço!


Nenhum comentário: