Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A chuva já chegou: Prefeitura de Betim desenvolve ações preventivas


As ações preventivas para o período das chuvas já começaram a ser realizadas pela Prefeitura Municipal de Betim, segundo um plano de contingências com estratégias a serem adotadas no município em caso de grande nível pluviométrico nos próximos meses.  O grupo de trabalho integrado formado em Betim é composto pelas secretarias de Infraestrutura, Saúde e Meio Ambiente, além das administrações regionais e pela Superintendência de Defesa Civil, responsável pela coordenação operacional dos serviços de atendimento à população em caso de necessidade.
A Divisão de Limpeza Urbana já está executando, segundo programação prévia, a limpeza de bocas de lobo. São dois dias de trabalho em cada uma das oito regionais da cidade (Alterosas, Centro, Citrolândia, Imbiruçu, Vianópolis, Norte, PTB e Teresópolis). Duas equipes estão responsáveis pela limpeza de rios e córregos que tem o intuito de evitar enchentes nas regiões. A limpeza consiste na retirada do excesso de gramíneas e plantas aquáticas no leito do córrego com o cuidado para evitar o assoreamento. São retirados entulhos e todo tipo de lixo encontrado ao longo das margens e na água. Além de evitar enchentes, essa ação possibilita um retorno às condições naturais do córrego, mantendo a normalidade da drenagem pluvial.
Os trabalhos de mobilização e sensibilização da comunidade têm sido intensificados, de forma a prevenir possíveis problemas.   Outra medida tomada pela Limpeza Urbana é a fiscalização em locais pontuais de descarte indevido de resíduos, buscando amenizar o entupimento das bocas de lobo e assoreamento dos rios e córrego. O número de coletores também foi ampliado.
Pra minimizar os riscos, a Defesa Civil já providenciou a construção de mais duas bacias de contenção, sendo uma no bairro Amazonas e outra no Recreio dos Caiçaras. A construção das avenidas sanitárias espalhadas pela cidade (Av. Imbiruçu, Av. São Diniz, Av. José Inácio Filho e Av. das Acácias) também faz parte do plano estratégico de prevenção. Além disso, as obras do PAC Teresópolis e Alto Boa Vista (drenagens, esgosto e pavimentação) complementam as estratégias. O superintendente de Defesa Civil, Carlos Roberto Pereira, destaca que as obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contribuem para a diminuição no número de incidentes durante o período chuvoso. Devido à impermeabilização do solo, a água infiltra em menor quantidade na terra e também não escoa para barrancos e encostas. As redes de esgoto e obras de drenagem proporcionam melhores condições para a população, explica.
A Defesa Civil tem mapeadas as regiões de risco na cidade e realiza ações de mobilização nessas áreas ao longo do ano. São 14 áreas com risco geológico ou químico no município, monitoradas ao longo do ano, e durante o período chuvoso requerem mais atenção da Defesa Civil. Ao logo de 2011, a Defesa Civil já efetuou mais de 1.300 vistorias preventivas, já remanejou 76 famílias de áreas de risco e recuperou 153 residências que apresentavam falhas estruturais, impondo riscos aos moradores. Paralelamente a essas ações preventivas, o órgão faz um trabalho de conscientização com distribuição de cartilhas para orientação dos moradores, sobretudo os que vivem em áreas de risco já identificadas.
As famílias localizadas em áreas mais críticas já foram encaixadas no Programa Minha Casa Minha Vida ou no Programa auxílio Moradia. Somente em 2011, 76 famílias foram removidas de áreas perigosas e alocadas em locais seguros.

Dicas que podem evitar transtornos durante o período chuvoso: - Manter limpas as vias de escoamento das águas pluviais
- Impermeabilizar os quintais  
- Monitoramento de encostas  
- Evitar obras de construção durante o período chuvoso  
- Observar o nível de água de córregos e rios
- Evitar retirada de terra nos barrancos  
- Não construir residências abaixo do nível da rua
- Observar trincas nas moradias

Contato da Defesa Civil para atendimento à população e denúncias: 199

Nenhum comentário: