Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Morre, aos 89 anos, o músico B.B. King

Considerado o “Reid o Blues”, o músico B.B. King morreu na madrugada desta sexta-feira (15), aos 89 anos. No início de abril o guitarrista havia sido internado após sofrer desidratação grave por conta da diabetes tipo 2, da qual sofria há mais de 20 anos. Desde então o quadro se complicou e outras internações foram necessárias, o advogado do músico confirmou a morte nesta madrugada.
B.B. King se apresentou até outubro de 2014, quando as complicações em decorrência da diabetes ficaram mais graves
B.B. King se apresentou até outubro de 2014, quando as complicações em decorrência da diabetes ficaram mais graves

  O gigante do Blues é integrante do Hall da Fama do Rock and Roll desde 1987 e ganhou 16 prêmios Grammy. Ao longo dos quase 60 anos de carreira, B.B King deixou mais de 50 discos e músicas que marcaram gerações, entre elas The thrill is gone, Everyday I have the Blues, Please love me, You don’ know me, entre outras. A marca Gibson Guitar Co. o nomeou “embaixador das guitarras Gibson no mundo”.
Seu primeiro grande sucesso nacional foi Three o'clock blues, que estourou nos anos 1950. A partir daí começou a fazer turnês sem parar. Só no ano de 1956 sua banda chegou a fazer 342 apresentações.
Riley B. King ganhou o segundo “B” em seu nome nos tempos do rádio quando era chamado de “Blues Boy”. Nunca teve um professor, desenvolveu-se sozinho e criou um estilo autêntico de guitarra que o levou a ser considerado o maior guitarrista de blues da atualidade.
Apesar da idade e do quadro de diabetes avançado, B.B. King ocupou os palcos até outubro de 2014, quando precisou abandonar a apresentação em Chicago diante de uma crise de desidratação e esgotamento que provocou o cancelamento da turnê, ainda com 8 shows marcados. Porém, aos 86 anos ainda fazia cerca de 100 apresentações por ano.
O gênio da guitarra inspirou muitos outros grandes nomes da música, entre eles, Eric Clapton, com quem gravou um disco inteiro, Stevie Ray Baughan, Jimi Handrix e George Harrison.
King se casou duas vezes, a primeira com Martha Lee Denton, com quem viveu de 1946 a 1952; a segunda com Sue Carol Hall, com quem permaneceu entre 1958 e 1966. O guitarrista deixa 14 filhos e mais de 50 netos.

Do Portal Vermelho

Nenhum comentário: