Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2015

COM DIRETORIA RENOVADA, UMES BETIM PREPARA AÇÕES E LUTAS ESTUDANTIS

Centenas de estudantes betinenses participaram do 14º Congresso da Umes Betim. O encontro que reuniu delegados (as), representantes de várias escolas, aconteceu no ultimo dia 23 de abril, na Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro.  
Além de renovar a diretoria da entidade, o congresso debateu assuntos de interesses da estudantada, mostrando que a juventude é não só o futuro, mas também o presente do país. Prestigiaram e marcou presença no evento, Barbara Melo, Presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas); Francisco Faria, Presidente da UCMG; além de diversos vereadores, dirigentes sindicais e outras entidades sociais. Ao final os estudantes elegeram os novos diretores e diretoras da entidade, sendo Philipe Ferreira conduzido à presidência.

Mini entrevista com o presidente recém-eleito da Umes Betim

A realização do 14º Congresso da Umes Betim permitiu debater vários temas importantes, na área da educação, politicas públicas para a juventude, entre outros assuntos. Detalhe sobre as propostas dos estudantes?

Philipe Ferreira: O congresso foi uma grande oportunidade de aprofundarmos em debates de grande relevância para o conjunto dos estudantes e dos jovens. Pautamos questões relacionadas a gênero, sexualidade, a cultura e esportes nas escolas. Outros temas como a reforma politica, o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais estiveram em discussão. Os estudantes puderam abordar o conteúdo da proposta de lei que tenta reduzir a maioridade penal, o que para nós representará um retrocesso, pois a juventude não precisa de cadeia, necessita é de politicas públicas que garante o acesso à educação e ao primeiro emprego.
Foi bastante proveitoso, pudemos também dialogar acerca da importância e valorização do ensino técnico como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento da educação, tanto para a Cidade de Betim, como minas e o Brasil.

Foto: Estudante Philipe Ferreira é eleito novo presidente da Umes Betim
Por todo o país acompanhamos diversas greves dos professores, em especial os da rede pública. Em Betim não é diferente, os servidores da educação reivindicam melhorias nas condições de trabalho e aumento salarial. Qual é o posicionamento da Umes? Os estudantes apoiam a greve dos professores?

Philipe Ferreira: A luta pela valorização dos trabalhadores da educação é histórica e necessária. Não há contradição, pois a luta dos professores é também a luta dos estudantes. Queremos uma escola mais atraente para o aluno e para os educadores. A Umes apoia e está na luta juntamente com as entidades sindicais que representante os interesses dos nossos professores. O apoio da Umes Betim é incondicional!

A Umes Betim vive um importante momento, com prestigio e respeito junto aos estudantes e autoridades politicas na cidade. Qual é a perspectiva para essa nova gestão, em que assume a presidência da entidade? 

Philipe Ferreira: De fato a Umes Betim tem sido a vanguarda do movimento social em Betim e no estado. Nossa entidade é dona de uma combativa história na defesa das pautas estudantis. Conquistamos recentemente recursos para o aumento do Passe Escolar; lutamos contra a redução da tarifa do transporte público, entre outras vitórias.
A nova gestão da Umes Betim terá como bandeiras  de lutas: a destinação do fundo social do minério para educação, bem como a regulamentação do Crédito Educativo Municipal (Creduc) e a ampliação do ensino técnico na cidade, e várias outras. Os desafios serão enormes, mas estamos preparados para construir juntamente com os demais diretores, uma entidade cada vez mais forte e presente na vida do estudante. Vamos dar inicio a uma campanha de construção de grêmios estudantis em todas as regiões da cidade, buscando consolidar a força do movimento estudantil betinense.

De Flavio Saddam

Nenhum comentário: