Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Jornada de Luta da Juventude: Estudantes fazem passeata em Betim exigindo o meio passe e o crédito educativo

As ruas do centro de Betim amanheceram ocupadas por estudantes de várias escolas e regiões da cidade. A Jornada de Lutas da Juventude, evento que já é parte do calendário de manifestações do movimento estudantil, reuniu milhares de estudantes nesta  5ª feira, dia 27.
O ato foi organizado pelas entidades que representa os estudantes, UMES BETIM, UBES, UCMG, UNE, UEE MG, além dos DCEs e grêmios. Com gritos e palavras de ordem, os estudantes reivindicaram a regulamentação do Crédito Educativo, 10% do PIB para educação, regulamentação da lei que criou o meio passe, além de investimentos e melhorias nas escolas municipais e estaduais.

O Presidente da Umes Betim, Fernando Carlos, ressaltou a importância da mobilização estudantil na busca pela ampliação dos direitos da juventude. “Hoje a sala de aula é as ruas, e são os estudantes que estão dando uma verdadeira lição de cidadania. Exigimos à atenção do poder público, a juventude tem que ser levada a sério e atendida as suas reivindicações”, afirma Fernando.

O diretor da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Francisco Faria, destacou que a jornada de lutas, que tradicionalmente acontece no mês de março, é realizada em várias cidades do Brasil. “De norte ao sul do Brasil, os estudantes marcham na defesa de investimento na educação e nas construção de politicas publicas para a juventude, e Betim através do movimento estudantil, mais uma vez dá uma demonstração de força e combatividade”, enaltece  Francisco.
Depois de percorrer várias ruas e avenidas centrais da cidade, os estudantes fizeram um ato em frente à Câmara Municipal, onde uma comissão representando as entidades foi recebida pelo Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Marcão do Universal, além da Secretaria de Educação, Superintendente Municipal de Juventude e do Vereador Tiago Santana.
Na reunião os estudantes entregaram uma carta, em que o conteúdo apontava as reivindicações do movimento e cobrava respostas imediatas. Ao final foi estabelecido um calendário de reuniões entre prefeitura, câmara e entidade estudantis dando prosseguimento às negociações.


De Betim,
Flavio Saddam e Gabriel Sousa

Nenhum comentário: