Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 22 de setembro de 2007

PELO BRASIL,UJS 23 ANOS





“O mundo, pra chegar à primavera, mudou três vezes de estação. E se mudanças ocorreram, ao longo dessa viagem tão bela, foi para que os erros fossem eliminados e corrigidos por quem traz consigo a Juventude, a Liberdade e a Paixão”
Maiakovski



No próximo dia 22 de setembro, a União da Juventude Socialista comemora 23 anos de sua fundação. Por todo Brasil, as direções da UJS organizam atividades, que também celebram o Dia Mundial da Juventude e a chegada da mais bela estação do ano: a primavera.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

40 anos da Morte de Chê Guevara


A morte de Che Guevara pelo Exército boliviano, sob orientação da CIA americana, que completa 40 anos em nove de outubro, já começa a ser reverenciada em uma série de eventos, incluindo o lançamento de livros sobre o herói guerrilheiro que ainda empolga a juventude e revolucionários de todo o mundo.O conhecido "caderno verde de Che", no qual o revolucionário argentino reuniu uma antologia de poemas de autores ibero-americanos, será publicado pela editora Planeta, informou o escritor mexicano Paco Ignacio Taibo II, que escreverá o prefácio da edição. Retrato de Guevara (1928-1967), médico e guerrilheiro argentino "Quando Che é preso (na Bolívia) e o levam para La Higuera, há um momento em que os dois agentes da CIA que estão ali e o G2 (serviço de inteligência militar) boliviano revistam o conteúdo de sua mochila (...) e encontram os diários, o caderno de códigos para se comunicar com Havana e um caderno verde", contou o escritor. Cópias desse caderno, que foi guardado junto com outros documentos em uma caixa-forte pelos serviços secretos da Bolívia, chegaram há dois anos às mãos da editora Planeta, que encarregou Taibo II, que em 1997 escreveu uma biografia de Che, de autenticar e analisar o material.

Se liga - Inscrição para o FIES








APRESENTAÇÃO
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação - MEC destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Para candidatar-se ao FIES, os alunos devem estar regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
O FIES é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, e atualmente é um dos Programas de Governo que mais utiliza sistemas informatizados. Todas as operações do processo seletivo, iniciando-se pela adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes e divulgação dos resultados e entrevistas, são realizados pela Internet. Isso resulta em comodidade e facilidade para todos os seus participantes, além de garantir a confiabilidade necessária a todo o processo.
Os critérios de seleção, impessoais e objetivos, trazem transparência ao Programa, que tem como premissa atender aos estudantes com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e impessoal, garantindo a prioridade no atendimento aos estudantes de situação econômica menos privilegiada.
Esta iniciativa do Governo Brasileiro é mais um passo importante para a democratização do acesso à educação de qualidade, a fim de propiciar ao maior número possível de estudantes a permanência e a conclusão do ensino superior.